Vocês conheciam essa doença???
Pois, o pessoal aqui da casa e todos com quem falamos, desconheciam totalmente ela.Sarampo, catapora e rubéola são famosas conhecidas... mas roséola?? Que diabos é isso afinal?
Então, vamos lá...
Comigo foi assim: Tive uma febrinha que não chegou a alarmar, nem levantar suspeita para alguma doença. Na verdade, pensamos que poderia ser devido ao nascimento do dentinho... Ae, 2 ou 3 dias depois, apareceram as famosas pintinhas!
"A roséola também pinta o corpo e atinge mais as crianças pequenas. A incubação é de cinco a 15 dias, com três a quatro dias de febre alta. Depois surgem as pintinhas que duram dois dias. Causada pelo herpesvírus 6, a roséola ocorre com mais freqüência na primavera e no outono."
Sintomas:
Exantema macular (mancha vermelha na pele). Os sintomas duram três ou quatro dias. Raramente o aparecimento súbito da febre elevada pode levar a convulsões e tremores violentos da criança, e nesse caso a ajuda médica é aconselhada
Tratamento:
O diagnóstico é eminentemente clínico. A sorologia não se faz necessária. O tratamento é inespecifico: aliviar as roupas se a criança ficar muito suada, dar mais água a beber que o normal, e eventualmente administrar paracetamol quando a temperatura subir muito.
Essa não sou eu não, tá? É somente para ilustrar... ;-)
Já estou boa e de volta à ativa. No meu caso, tudo durou 1 semana exata, desde a primeira febre até a última pintinha.
Esse post não foi pra alarmar ninguém e sim, informar às mamães da existência de uma doença que ainda não é tão divulgada. Conversando com outras mamães, tivemos ciência que já existem estudos para incluir a vacina da roséola em um futuro bem próximo.
Vamos torcer!