Tecnologia do Blogger.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Que seios enormes, mamãe!

Postado por Clara e Nina às 12:02


"São pra te amamentar melhor, filhinha"

A amamentação é um tema muito importante! E merece toda a nossa atenção.

E fato indiscutível é que o leite materno é o alimento n° 1 para o bebê e com ele (e somente ele) o bebê estará muito bem alimentado nos primeiros meses da sua vida.


Mas, mamães... não sofram! Não se sintam culpadas: "Mais vale uma mamadeira bem dada que um peito aflito"

Por isso, aqui vão umas dicas... mas mais importante que o leite é o amor da mãe!


Dicas para a amamentação bem-sucedida

Ele já nasce sabendo mamar, mas não custa nada você ajudar

A natureza é mesmo sábia. Assim como preparou direitinho o corpo da mamãe para o aleitamento, deu ao bebê o instinto de sugar. Mesmo que os dois sejam "marinheiros de primeira viagem", logo, logo vão se acertar como dois bons parceiros de dança, sem maiores problemas. Basta um pouquinho de técnica. Para ajudar jovens mamães a desempenhar essa tarefa com tranqüilidade, veja o que aconselha o pediatra Jayme Murahovschi, um dos autores da Cartilha de Amamentação Doando Amor. do Centro de Lactação de Santos. SP.

Encontre uma posição confortável
Num ambiente tranqüilo, sente-se com uma almofadinha sob o braço que irá apoiar o bebê e, outra, nas costas, para se acomodar bem. Incline-se levemente para a frente e segure o bebê de maneira que fique com a cabeça mais elevada que o resto do corpo.

Dê o seio que encerrou a mamada anterior.
Você deve iniciar o aleitamento pelo seio em que a criança mamou por último. Isso permite que os dois seios sejam esvaziados por igual, recebam a mesma quantidade de estímulos e tenham uma produção regular de leite.

Faça o bebê pegar corretamente o seio
Além do mamilo, o bebê deve abocanhar o máximo possível a auréola para pressionar melhor os dutos de saída do leite. Isso também evita que ele engula ar pelos caminhos da boca, como acontece se não pegar o seio corretamente.

Use o dedinho para interromper a sucção
Tirar o bebê bruscamente do seio pode ferir o mamilo. Há uma maneira de suspender a mamada com suavidade, interrompendo a sucção do bebê: coloque o dedo mínimo no canto da boca da criança, deixando entrar um pouquinho de ar.

Faça o bebê arrotar após a mamada
Não existe um tempo ideal para a duração da mamada. Seu filho deverá mamar até se satisfazer. Ao terminar, levante-o, como na foto, para que possa arrotar. Mas ele só o fará se tiver ingerido ar durante a amamentação.

Lubrifique os mamilos com o próprio leite
É contra-indicado limpar os seios antes ou depois de amamentar. Nem com água boricada, álcool, água ou sabonete. Após a mamada, para proteger a pele contra fissuras, catraia algumas gotas de leite.
Passe sobre os mamilos e deixe secar.


Tia Teiti emprestou pra mamãe uma almofada de amamentação, umas conchas que não deixam sujar a roupa pelo excesso de leite que sai, capinhas de silicone pra proteger os bicos do peito e uma bisnaguinha de lansinoh (uma pomada que dizem que é excelente).
São muitos apetrechos que podem ajudar a mandar algumas dificuldades pra longe...

Outra dica muito legal é a respeito da doação de leite. Tia Teiti (novamente) teve muito leite e doou algumas vezes para o IFF. É super simples e o melhor de tudo, além de ajudar a si mesmo ajuda a quem está precisando também. É só ligar pra eles que um bombeiro vai a sua casa coletar os vidrinhos:

Instituto Fernandes Figueiras
Av Rui Barbosa, 716
Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2554-1700 | DDG: (21) 80026-8877

E vamos mamar!


0 comentários:

Postar um comentário

 

O dia-a-dia das pequenas Clara e Nina Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea